26 janeiro 2006

Panorama (9) Detrás do traço (10) Do sair - Sab. 4 Fev.

DETRÁS DO TRAÇO

Espreitar, quase que por detrás, o momento da criação de uma obra. Acto de descoberta, ou de revelação, num campo onde a matéria do cinema e os materiais das artes plásticas se tocam amiúde.

11h

AS MINHAS MÃOS SÃO O MEU OLHAR, João Luz
MiniDv, 74’, 2005
O José Coelho é escultor. inspira-se nas coisas simples da terra onde vive, e tem as suas raízes. Conta-nos como transforma o que vê, o que sente, naquilo que os outros vêem de si: a sua arte. Ele mostra-nos, sobretudo, porque é que não conseguiria viver sem moldar com as mãos aquilo que o seu olhar alcança.

EXPANSÃO DO MICROCOSMOS TENTACULAR, Thom de Bock
MiniDv, 43’, 2005
De vez em quando sonha que o seu corpo deixa de sentir a força da gravidade e começa a levantar voo? O realizador acompanhou a artista plástica Suzanne Themlitz durante todo o processo de um trabalho: no atelier, em passeios, pesquisas, deambulações e divagações. Fez entrevistas à artista e documentou o percurso até à instalação final de Oh La La... Oh La Balançoire / Microcosmos Tentacular, integrada na exposição Vidas Imaginárias na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa em 2004/ 2005.

14h

UM QUADRO DE ROSAS, Miguel Ribeiro
DvCam, 25’, 2004
“As rosas não se explicam!”, quem o diz é Emídio Aleixo. Pintor. noctívago. Vegetariano. Fumador. É uma pincelada única, intuitiva, sem estudos... Entramos no seu atelier, para acompanhar a pintura de um quadro de rosas. oportunidade também para conhecer os seus gestos, a sua música, o seu trabalho, as suas histórias. o seu rosto, nunca.

ESTÓRIAS DA PINTURA, Joana Pontes
MiniDv, 90’, 2004
Viagem pela pintura portuguesa da segunda metade do século xx através do olhar e das estórias do seu principal marchand e do seu mais coerente coleccionador, Manuel de Brito.

16h DEBATE "DETRÁS DO TRAÇO" com a presença de Delfim Sardo, Professor na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; e Raquel Henriques da Silva, Professora de História da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Do Sair

Vêm de outros lugares e cruzam-se, agora, connosco na rua. Fica sempre a interrogação, a curiosidade, a necessidade de conhecer mais sobre quem saiu do círculo dos seus e procura, num sítio distante e diverso, algo diferente que os valorize. Como é que se vivem estes movimentos hoje?

18h

DARIEL - ENTREVISTA A UM ESTUDANTE CUBANO, Mário Costa
Mini Dv e Super 8, 24’, 2005
Este documentário tem como fio condutor o depoimento resultante de uma entrevista efectuada a Dariel – um estudante cubano que prepara a sua saída de Cuba a fim de prosseguir os seus estudos na Europa. ao discurso fluido acerca da sociedade cubana e da situação de mudança que se adivinha no país, sobrepõe-se um olhar sobre o quotidiano de pessoas comuns. todo o depoimento aparece aqui como a voz-off de uma reflexão que se entende transversal a toda a sociedade cubana.

A CONVERSA DOS OUTROS, Nuno Lisboa, Constantino Martins
MiniDv, 22’, 2005
Numa cabine telefónica em Portugal, emigrantes brasileiros vêm repetir o mesmo gesto de ligação entre os dois lados do atlântico. no relato do quotidiano, escutamos o que dizem e suspeitamos o que ouvem, num espaço indeterminado entre o público e o privado, o individual e o colectivo.

CARTA DE CHAMADA, Cristina Ferreira Gomes
Betacam digital, 65’, 2004
No dia 23 de Dezembro de 1952, o Giovanna C. chegou ao grande porto de Santos, no Brasil. Era um dos muitos navios que cruzavam o atlântico para emigrantes europeus desembarcarem nos países da América do Sul. Para muitos portugueses foi o fim de uma viagem sem regresso. Na mala todos levavam uma carta de chamada, documento oficial obrigatório para poderem ficar no brasil como emigrantes. E, alguns, desembarcaram também com uma fotografia tirada a bordo. Fernanda guardou para sempre essa fotografia. a imagem mostra-a ao lado de outras mulheres e homens, em torno de uma bóia de salvação. É o retrato de uma geração, de um pedaço de Portugal que atravessou o atlântico em busca de uma vida dourada num país que fala a mesma língua. Mais de 50 anos depois o que aconteceu a estes homens e mulheres que o acaso de um dia da viagem juntou num instante a preto e branco?

21h

CONTRASTES, Miguel Sanches Cunha e Sofia Arriscado
Mini DV, 5’, 2005
Um documentário sobre as três principais zonas de Varsóvia. as mudanças que uma cidade passou. a zona histórica, o centro financeiro e o bairro de Praga.

DEATH BY WATER, Renato Amaral
Mini DV, 24’, 2004

Serguilei abandonou a sua terra natal, a Sibéria. atravessou o velho continente em direcção ao mar. Serguilei desembarcou em Lisboa cheio de ilusões, uma mala cheia de poesia e canções. Como tantos outros povoa silencioso as ruas da cidade de Lisboa. não se pretende com este registo criar um dogma, uma estatística, um barómetro. não se pretende fazer luz sobre a vida dos emigrantes de leste em Portugal. A Lisboa onde nasci é a Lisboa que cria espaço para Serguilei Mahlakov existir, partilhar gestos pequenos, confidenciar.

SLAVA - AS PALAVRAS, Sónia Ferreira, José Cavaleiro Rodrigues
DV Cam, 42’, 2005
Entre nós, um pouco por todo o país, vivem hoje milhares de imigrantes provenientes das mais variadas regiões do leste europeu. ao chegarem, não conhecem nem a língua nem a cultura do país que os recebe. Este documentário estabelece contacto com alguns deles para descobrir o papel das palavras na nova vida que têm de construir: as palavras que não conhecem e têm de aprender; as palavras que partilham entre si e lhe recordam a terra natal; e, finalmente, as palavras novas com as quais criam e recriam a sua e a nossa língua.

DEBATE "DO SAIR" com a presença de Rui Pena Pires, Professor de Sociologia das Migrações do ISCTE; e André Costa Jorge, Antropólogo (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas)

Sem comentários: