26 janeiro 2006

Panorama (4) Da memória (5) Da cidade - Seg. 30 Jan.

DA MEMÓRIA

O documentário, como a memória, é também confronto entre passado e presente. Recuperar o lastro de experiências acumuladas é convocar para o colectivo o exacto espaço da interrogação onde se encontram o traço do passado e o traçar do presente.

11h

ANTES E DEPOIS DO ADEUS, António José de Almeida
HD, 53’, 2004
Um paralelo entre diversas pessoas, diversas histórias de vida, diversos enquadramentos sociais, diversas localizações geográficas... antes e depois de abril de 1974, tendo como eixo central a vida dos que foram pais antes da revolução e a vida dos que são filhos depois da revolução.

DUAS HISTÓRIAS DE PRISÃO, Ginette Lavigne
Betacam Digital, 82’, 2004
Na noite de 26 de abril de 1974, abriram-se as portas da prisão de Caxias e os prisioneiros políticos foram libertos. Mais do que a mudança de governo, as manifestações de jubilo popular ou os cravos vermelhos, a abertura das portas de Caxias marca, definitivamente, o fim do regime fascista. Duas mulheres: Diana Andringa e Maria José Campos revivem neste filme os seus tempos de detenção em Caxias.

14h

PRÓ MEMÓRIA – A ARTE DA MEMÓRIA, Raquel Castro e Tiago Pereira
MiniDv, 60’, 2004
É uma série de episódios vídeo documental realizados em várias regiões do norte do país. De uma pesquisa aprofundada sobre as tradições e culturas de uma região, nasce uma história ficcionada, interpretada e desenvolvida pelas crianças do ensino básico. Para além de actores, as crianças são levadas a imaginar tempos que lhes são distantes, desenham e aprendem a dar vida aos seus próprios desenhos, reflectem, investigam, criam…

NO JARDIM DO MUNDO, Maya Rosa
Betacam Digital, 65’, 2004
Na imensa planície alentejana, sulcada por estradas novas e transtornada por grandes obras, homens e mulheres, antigos trabalhadores agrícolas desfrutados pelos lavradores de antigamente, confidenciam quanto a vida deles mudou. Lembram-se das condições de miséria às quais eram sujeitos antes do 25 de abril. o trabalho que faziam nos campos, do nascer ao pôr do sol, não chegava para os alimentar. só a fome, a poesia e o sol lhes pertenciam.

16h DEBATE: "DA MEMÓRIA" com a presença de Irene Pimentel, historiadora e investigadora de temas como a PIDE e a História das Mulheres no Estado Novo


DA CIDADE

Procurar compreender os espaços. Como é que eles constroem as formas em que nos movimentamos? Quais os espaços de encontro que se criam, quais os de conflito? O que é partilharmos um espaço em comum? Filmar a cidade é também registar o que muitas vezes está próximo, como que diluído no nosso dia-a-dia.

18h

O JARDIM, Bernardo Antunes, Gonçalo Palma
DvCam, 13’, 2004
O documentário retrata a relação entre a apropriação do espaço e a memória. o Jardim é sobre um local repleto de histórias perdidas e memórias controversas: quem doou o jardim, qual o seu nome, qual o homem que a estátua evoca, em suma, as (in)certezas das pessoas que o frequentam.

PRÍNCIPE REAL, Maria Aurindo, Paula Alves, Sónia Ferreira, Tânia David
Mini-Dv, 12’, 2005
Feito no contexto da 1ª oficina do olhar, formação intensiva em vídeo documental com orientação de Pedro Sena Nunes - 80 horas teórica-práticas.

LISBOA IMAGINADA, Maria Carita e Marta Rosa
DvCam, 22, 2005
A partir do percurso de uma visita guiada, este documentário mostrar uma ideia de Lisboa construída para o olhar do turista. o guia turístico revela a cidade dirigindo a atenção do visitante para uma Lisboa idealizada para agradar.

FEIRA DA LADRA, Cláudia Silvestre e Sílvia H.
MiniDv, 20’, 2004
Nesta Feira da Ladra, feita de sombras humanas e de objectos perdidos no tempo, é possivel encontrar pessoas dispostas a falar da vida. Pessoas anónimas que transformam este mercado aberto ao céu num verdadeiro espaço de reflexão sem limites.

CIDADE SÓ, Ana Margarida Penedo, Cecília Dionísio
DVCam, 22’, 2004
Uma cidade. uma casa. uma janela. uma mulher. tudo tem o seu tempo. até a solidão?

21h

A GUERRA DOS ANJOS, Ossanda Líber
DvCam, 38’, 2005
Era uma vez um bairro de Lisboa. bairro que alguém um dia, incapaz de prever o futuro, baptizou com o nome de anjos. o documentário trata a difícil coabitação entre os moradores e comerciantes por um lado, e os toxicodependentes por outro. Afinal, quem é o mau da fita?

PALCO ORIENTAL, Maria Antunes, Miguel Vasconcelos
Mini DV, 25’, 2004
Entre os escombros e o futuro de uma Lisboa adiada, o Palco oriental luta pela defesa da sua sala, agora ameaçada com uma ordem de despejo. a igreja recebeu essas antigas cavalariças em 1999, através da doação feita por uma associação fantasma. Contra isto, João Jorge, director do Palco, apenas tem o testemunho do bairro, a memória de 25 anos de actividade teatral e a esperança de poder invocar a usucapião para ter direito a usufruir do espaço onde sempre trabalhou.

A PRAÇA, Luís Alves de Matos
Beta SP, 52’, 2004
Num bairro social da zona oriental de Lisboa (Chelas), uma praça sofre obras de requalificação que se estendem por três anos. neste lugar pensado em cor de rosa, vive uma comunidade deprimida, concentrada no seu dia-a-dia, mas cada vez mais indiferente ao destino das intermináveis obras. O parque infantil e o mercado, que a população tanto deseja, não parecem estar previstos no plano. E os dias continuam…

DEBATE "DA CIDADE" com a presença de Graça Cordeiro, Professora de Antropologia no ISCTE.

Sem comentários: