17 setembro 2005

Say Amen


Say Amen é um documentário autobiográfico sobre a saída do armário do seu realizador gay por meio de uma indagação familiar. David Deri, filho de uma família tradicional israelita, interroga os numerosos irmãos acerca de como eles encaram a sua homossexualidade, e é avisado que, se o contar ao pai, poderá matá-lo de desgosto.

Muitas vezes filma à revelia, contra a vontade das pessoas que lhe estão próximas e que afastam a câmara intrusiva. Apesar de usar bons meios técnicos, filma como homevideo propositado (herdeiro do cinema-verdade e dos dogmas 95), num estilo caótico frequente neste género de documentários autobiográficos, ou familiares, muito desenvolvido nos anos recentes. O uso de música em algumas cenas, num tom de videoclip, tem uma função subjectivante semelhante àquela que cada um cria quando enfia o walkman nas orelhas e olha o mundo tingido por uma (assim chamada) imagem sonora.

Em resposta a esta interpelação forçada e sucessiva, todos insistem em que arranje uma namorada, excepto uma cunhada que tenta defendê-lo, mas o marido não a deixa falar. Até que chega o momento da revelação à mãe, que logo teme pela vida do pai. Finalmente, quando aborda o pai, este já sabe tudo e pergunta-lhe apenas: por que andas com homens? Não chega a haver aceitação mútua, mas há conciliação, com os pais a abençoarem o filho e a desejarem-lhe uma noiva. Uma irmã alegra-se porque consultou uma vidente que, ao deitar as cartas, lhe disse logo: ele é bissexual. E incita-o a casar, ainda que depois se divorcie e faça o quiser...

Neste processo de confronto múltiplo, conseguimos apreender muitos aspectos da cultura local – com a grande importância dada à unidade familiar - e compreender os valores de uns tanto como de outros. Percebemos como todas as convicções são tão relativas e instáveis.

(visto na ZDB/VideoLisboa)

Sem comentários: